quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Festa de Natal no Lar de São Bento

Com a participação dos alunos do 1º Ciclo e do 2ª Ciclo da escola de Vila Nova de São Bento, teve lugar no passado dia 13 de dezembro a tradicional festa de Natal do Lar de São Bento



sábado, 1 de dezembro de 2012

Festa do Acolhimento em Vila Nova de São Bento

No dia 1 de dezembro na Eucaristia vespertina as mossas crianças do 1º ano de catequese foram acolhidas com muita alegria na nossa comunidade paroquial.
Com esta festa iniciámos também um novo ano liturgico, onde seremos acompanhados pelo evangelista São Lucas, a quem, este ano C é dedicado.
As leituras foram feitas pelos pais e irmãs das crianças do1º ano.
Após a leitura do Evangelho o Senhor Padre fez a chamados dos 5 meninos e meninas do 1º ano. Fizemos a Bênção da Coroa do Advento e acendemos a 1ª vela.
Após a homilia, os pais, as crianças, a catequista, bem como toda a comunidade fizeram os seus compromissos.
O ofertório foi preparado pela catequista ajudada pelos pais e as crianças do 1º ano.
As crianças da catequese uniram-se também à recolha de géneros para o Banco Alimentar.
No final da Eucaristia foi entregue um diploma  a cada crianças recordando esta primeira etapa da catequese.
Eis algumas fotos.







domingo, 25 de novembro de 2012

Crismas em Vila Verde de Ficalho

O Senhor Bispo Dom António Vitalino, visitou Vila Verde de Ficalho, no dia 25 de novembro para a celebração do Sacramento da Crisma de 16 jovens da catequese de adultos.
Na homilia da Eucaristia, testemunhada pelos fiéis que enchiam a nossa igreja, o Senhor Bispo apelou os crismandos para que a celebração deste Sacramento não represente o fim da ligação destes à Igreja, mas sim um passo importante na consolidação da Fé de cada um. Esta ideia foi reforçada pelo Senhor Padre Francisco no final da Eucaristia, dizendo que o Senhor Bispo, ele próprio, a Igreja e Deus confiam em nós.
A família e os amigos que participaram na Eucaristia juntaram-se depois aos crismados no salão polivalente da Junta de Freguesia para uma refeição fraterna.
No final do dia tivemos um momento de Oração na igreja, agradecendo ao Senhor tudo o que ele tem feito por nós.


Os crimados  

Vila Nova de São Bento recebe o Espírito Santo

No dia 25 de Novembro recebemos na nossa paróquia o Sr. Bispo D. António Vitalino, que presidiu à eucaristia da solenidade de Cristo Rei, onde foram crismados 14 paroquianos de Vila Nova de S. Bento, 3 de A-do-Pinto e 1 do Sobral da Adiça.
A celebração teve início às 15:30h com o acolhimento do Sr. Bispo pelos escuteiros do agrupamento de Vila Nova S. Bento e entrada em cordão dos crismandos junto com o Sr. Bispo e o nosso pároco Francisco.
No ritual da celebração os pontos mais marcantes foram, a renovação das promessas do nosso baptismo onde os crismandos acenderam a sua vela e fizeram a sua profissão de fé.
No rito do crisma o Sr. Bispo iniciou com a imposição colectiva das mãos, seguido da unção com o óleo do crisma aos crismandos.
A comunhão foi também um momento alto da celebração visto que 6 dos crismandos fizeram aqui também a festa da Eucaristia.
A terminar a celebração teve lugar a bênção final a toda a comunidade.
O grupo do crisma agradeceu com uma pequena lembrança ao Sr. Bispo e ao Sr. Padre.
Seguiu-se um lanche partilhado com familiares e amigos.
Às 18:30 celebramos a oração de vésperas prevista para o dia da solenidade de cristo rei.
Queremos agradecer de uma forma especial ao Sr. Bispo e ao Sr. Padre, aos escuteiros, ao coro paroquial e a todas as pessoas que contribuíram para que a cerimónia pudesse ser realizada.

Eis o testemunho de alguns crismados:
Parabéns à nossa Paróquia e aos crismados (Filipa Farto)
Feliz por os momentos que passei com todos Bem Haja(Céu)
Adorei o dia estamos de parabéns (Alexandra)
Sem dúvida um dia inesquecível. Foi lindo! Bem haja (Inês Limpo - Sobral)
Gostei muito deste dia, é inesquecível !! A nossa Paróquia está de parabéns (Jessica Arrais)
Foi um momento muito importante para mim, a nossa igreja estava linda para recebermos a confirmação, parabéns a todos (Ângela Martins)
Gostei muito deste dia, que há tanto esperava. Estava tudo muito bonito e bem organizado. Parabéns à nossa Paróquia (Isabel)
Foi mais um dia especial nas nossas vidas (Henrique)

Gostei muito deste dia e deste ano ligado à Igreja (Ricardo)

A PAZ ESTEJA CONNVOSCO
Os crismados






domingo, 11 de novembro de 2012

São Martinho em A-do-Pinto

Hoje em A-do-Pinto na Eucaristia recordámos a História de São Martinho.
Com a ajuda da professora Maria José e as professoras das AECs as crianças do 1º Ciclo, da Escola de A-do-Pinto, representaram na momento de ação de Graças a Lenda de São Martinho.
No final da Eucaristia realizamos o convívio da Comunidade de A-do-Pinto.
Partilhamos aqui, um vídeo e algumas fotos do Evento.





sábado, 10 de novembro de 2012

São Martinho em Vila Nova de São Bento

No dia 10 de Novembro a Paróquia de Vila Nova de São Bento celebrou antecipadamente o dia de São Martinho.
O Lobitos do nosso Agrupamento de Escuteiros tiveram a sua atividade durante todo o dia, onde receberam formação, partilharam experiências e o almoço, refletiram sobre a vida de São Martinho e ao final da tarde participaram no Magusto da Catequese.
O Magusto foi uma evento conjunto da catequese e dos nossos escuteiros. Antes de comermos as castanhas, cantamos alguns cânticos e através de uma Banda desenhada contamos a lenda de São Martinho.
O dia terminou com a celebração da Eucaristia, onde o Senhor Padre fez referência a São Martinho como modelo de vida a imitar no seguimento de Jesus.
Como as viúvas das leituras que escutamos neste dia também São Martinho soube dar com generosidade e por isso Deus não deixou sem recompensa aquele que muito amou.
Eis um pequeno filme sobre a nossa atividade.


sábado, 3 de novembro de 2012

Dia dos Fiéis Defuntos na Unidade Pastoral de Vila Nova de São Bento

No dia 1 de Novembro, nas Paróquias celebramos o dia de Todos os santos, recordámos com muita esperança e alegria todos aqueles que já atingiram a meta para a qual todos nós fomos criados.
No dia 2 de Novembro recordámos os Fiéis Defuntos, isto é, aqueles que aguardam a posse total e eterna de Deus Pai, depois de expiarem as suas faltas. O pó com que partiram deste mundo será limpo no Purgatório, que é um estado intermédio entre o Céu e a Terra.
Pela força da nossa oração há pecados que acreditamos que serão perdoados no outro mundo.
O Catecismo da Igreja Católica diz no nº 1030 "Os que morrem na graça e amizade de Deus, mas não de todo purificados, embora seguros da salvação eterna, sofrem depois da morte uma purificação a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria do céu.
Jesus espera as nossas orações, boas obras e sacrifício, pelo nossos entes queridos e estes junto de Deus podem interceder por nós.
Santa Teresa do Menino Jesus escreveu "tudo aquilo quanto tinha pedido a Deus por intermédio dos fiéis defuntos, sempre o havia conseguido".
Eis um pequeno filme sobre este dia
.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Peregrinação a Fátima

NO dia 20 de outubro o Grupo da Imaculada participou na peregrinação internacional do referido grupo.
Nela participaram 38 pessoas da nossa paróquia.
A partida foi às 5.30 da manhã, após a oração para pedir ao Pai do Céu e a Nossa Senhora uma boa viagem, para nós e para todos os que se encontravam em viagem, tivemos oportunidade de continuar o descanso da noite que tinha sido interrompido.
Por volta das 7.30 fizemos a pausa para o pequeno almoço em Montemor-o-Novo. Quando estamos a regressar ao autocarro para seguir viagem chegou a notícia do falecimento da Dona Maria, membro da nossa comunidade paroquial.
Quando chegamos ao autocarro rezamos oração de Laudes, na qual rezamos pela Dona Maria, pedindo ao Senhor que lhe concedesse o Eterno descanso.
Prestes a chegar a Fátima, rezamos o Rosário, que terminou mesmo às portas do Santuário. Chegado ao Santuário passamos rapidamente pela Capelinha das Aparições e dirigimo-nos para a Basílica da Santíssima Trindade onde foi celebrada a Eucaristia. Porque era o 3º sábado do mês, a celebração tinha como momento especial, a bênção das crianças, onde o modelo dos pastorinhos Francisco e Jacinta lhes foi apresentado, foram muitas as crianças que participaram neste belo momento.
Após o almoço retoma-mos os trabalhos pelas 14 horas, no Centro Pastoral Paulo VI, onde foi recitado o Rosário e tivemos a tarde de formação sobre as Aparições do Anjo em Fátima.
Pelas 17 horas terminamos os trabalhos e pelas 17.30 horas encetamos a viagem de regresso. Despedimo-nos de  Fátima canto o" Adeus de Fátima".
Durante a viagem de regresso, rezamos a oração de Vésperas e cantamos alguns cânticos marianos e já pela noite dentro tivemos umas canções um pouco mais populares, tanto do nosso Alentejo com do resto do País.
Pelas 22.30 horas, chegamos a Vila Nova ao som do Cântico "São Bento de Vila Nova".
Eis um pequeno vídeo da nossa peregrinação.




terça-feira, 16 de outubro de 2012

Jovens animam Eucaristia no Sobral da Adiça

No início do novo ano pastoral, as jovens que participam no grupo de catequese de adultos da Paróquia do Sobral, apresentaram um projeto para animação da Eucaristia da Paróquia.
No dia 7 pela primeira vez, animaram a Eucaristia, foi motivo de alegria para todos, que aplaudiram de pé esta iniciativa.
A grande impulsionadora desta iniciativa e a Inês Limpo, que com a sua bela voz e na companhia da sua viola, tem dado uma nova alegria à nossa Eucaristia. Bem Haja.





sábado, 13 de outubro de 2012

12 de outubro no Sobral

No dia 12 de outubro, pelas 21 Horas, teve lugar a Procissão de velas do mês de outubro, mês do Rosário. Foram muitos aqueles que se uniram neste momento de louvor a Jesus, através de sua mãe Maria Santíssima.
As procissões são o momento alto da nossa comunidade. Embora semanalmente sejam poucos os que celebram a fé  na  nossa igreja, nas procissões muitos são aqueles que saem à rua, para participar na procissão ou só para a ver passar.
Ele são homens e mulheres, crianças, jovens, casais, idosos, em fim uma grande riqueza.
No final da Procissão o Senhor Padre destacou esta pluralidade da comunidade e reforçou o desejo de dar início à catequese para a infância, há 3 anos que por falta de crianças inscritas não temos catequese para crianças.
No próximo dia 14 de maio, faremos uma nova tentativa. Iniciaremos à catequese às 16 Horas, algumas crianças já mostraram interesse em frequentar, vamos concretizar esta ideia.
Muito obrigado a todos aqueles que colaboraram na organização da procissão, em particular aos membros da paróquia, à GNR do Sobral da Adiça e a todos os que transportaram o andor.








quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Paróquia de Vila Nova de São Bento inicia Ano da Fé


Dia 11 de outubro, em sintonia com a Igreja Universal, a Paróquia de Vila Nova de São Bento abriu o Ano da Fé.
As celebrações tiveram inicio às 18.15 Horas, com a recitação do Rosário, com a meditação de excertos da Carta Apostólica "Porta da Fé".
Pelas 19 Horas, teve lugar a celebração da Eucaristia, a animação litúrgica esteve a cargo do Coro Paroquial e o Coro infantil, orientados pela sua maestrina Joana Valente.
No início da celebração recordando o nosso Batismo fomos aspergidos com água Benta.
Após a escutada da Palavra de Deus, o Padre Francisco referiu a importância deste momento para a vida da Igreja e citou excertos da homilia do Papa Bento XVI na celebração Eucarística de abertura do Ano da Fé .
A Profissão de Fé, foi feita em forma de perguntas e respostas, como no dia do nosso Batismo a que o coro respondeu: "creio, creio, creio", depois de termos acendido algumas velas no Círio Pascal.
No ofertório as crianças da catequese levaram ao altar vários símbolos: vela, Bíblia, Imagem de Nossa Senhora, Cruz, Catecismo da Igreja Católica, Vaticano II, cartaz do Ano da Fé e a patena e as galhetas.
No final da Eucaristia o Senhor Padre desejou a todos uma ótima vivência do Ano da Fé.
No final do dia teve lugar o grupo de catequese de adultos, cujo o tema foi "O que é a Fé?".
















sábado, 6 de outubro de 2012

Renovação da Consagração da Freguesia de Vila Verde de Ficalho ao Imaculado Coração de Maria

No dia 6 de outubro pelas 21 Horas realizou-se o 1º momento da Renovação da Consagração da Freguesia de Vila Verde de Ficalho ao Imaculado Coração de Maria, a procissão que conduziu a imagem do Imaculado Coração de Maria, por algumas ruas da nossa terra, até a igreja de São Jorge.
Após a Procissão teve lugar o concerto Mariano e Missionário, com o coro inter-paroquial, com membros das Paróquias de Vila Nova de São Bento, Vila Verde de Ficalho e Comunidade de A-do-Pinto.
Este concerto contou também com uma encenação preparada pela Prof Joana e representada por um grupo de escuteiros de Vila Nova.
Um agradecimento a todos os que colaboração na organização deste 1º dia da Renovação.


Convívio dos participantes na Peregrinação a Itália

No dia 6 de outubro teve lugar o convívio dos participantes na Peregrinação a Itália, que teve lugar entre os dia 25 de julho e 1 de agosto.
O convívio teve a participação dos membros das 4 comunidades e teve início com a celebração da Eucaristia na igreja de São Francisco em Vila Nova de São Bento, na homilia o Padre Francisco falou da alegria de estar juntos e da grande Graça que foi este peregrinar pelas terras dos Berço da Cristandade, mas salientou o que nos dizia o Evangelho deste dia, o mais importante é que os nossos nomes estejam inscritos no céu.
Após a Eucaristia partimos para Belmeque, onde tivemos o almoço no monte do Sr. Monge e da Dona Bárbara, a quem muito agradecemos.
O Senhor João Artur (o cozinheiro de serviço), não quis que nos faltasse nada, nem a massa, massa com massa foi a entrada, depois dos aperitivos, servidos ao ar livre. Com os salgadinhos que cada um pode partilhar.
Após o lauto repasto e a partilha inerente as estes encontros, foi ocasião de partilha de fotos e visualização de vários filmes que os participantes na peregrinação elaboraram.
Foi um óptimo, momento  de encontro de Fé e de amizade.
Bem haja a todos!!!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sobral da Adiça celebra Batismo de jovem de 83 anos no início do novo Ano Pastoral


Tiveram início no passado dia 30 de Setembro, as atividades de abertura do novo Ano Pastoral, neste mesmo dia recebeu a Sacramento do Batismo a Dona Alexandrina, uma jovem de 83    anos e que tinha o grande desejo de receber o Batismo, foi acompanhada durante algum tempo por 2 membros da nossa comunidade paroquial, e lhe foram falando sobre a Fé, sobre Jesus Cristo e a Igreja.
Aproveitamos o facto de estar cá uma das suas filhas, que se encontra no estrageiro e o início de Ano Pastoral marcado pelo tema da Fé, pois vamos entrar no dia 11 de outubro no Ano da Fé, para celebrarmos este grande acontecimento.
Na homilia o Senhor Padre referiu a força de vontade e o desejo de receber o Batismo que encontrou na pessoa da Dona Alexandrina, destacando que o Batismo não é uma porta que se fecha, mas antes é como Diz o Papa Bento XVI, “A Porta da Fé que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma. Atravessar esta porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. Este caminho tem início no Baptismo (cf. Rm 6, 4), pelo qual podemos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna, fruto da ressurreição do Senhor Jesus, que, com o dom do Espírito Santo, quis fazer participantes da sua própria glória quantos crêem n’Ele (cf. Jo 17, 22).
Foi com grande emoção, que após a homilia e a profissão de Fé, feita pela Dona Alexandrina e por toda a Comunidade Paroquial, a Dona Alexandrina recebeu o Sacramento do Batismo, acompanhada por muitos membros da sua família e pela nossa comunidade paroquial.
Após a comunhão o Senhor Padre fez a leitura do decreto da convocação do 1º Sínodo Diocesano, feita pelo Senhor Bispo no dia 29 em Beja.
No final da Eucaristia, o Senhor Padre foi agradavelmente surpreendido pelas nossas jovens que participam no grupo de catequese de adultos, que mostraram disponibilidade e interesse e colaborar mais ativamente na vida da Paróquia de um modo especial, na animação litúrgica.
O início da catequese de adultos será dia 3 de outubro.

Novo Ano Pastoral em Vila Verde de Ficalho


No dia 30 de Setembro, no contexto das celebrações do encerramento dos 150 anos da dedicação da igreja de São Jorge e do início de um novo ano pastoral teve lugar a Eucaristia celebrativa destes acontecimentos.
A missa celebrada, foi a da dedicação de uma igreja e na homilia o Senhor Padre referiu este acontecimento, que marcou a história das gentes desta terra e referiu a importância da igreja na sociedade de hoje, não só a igreja edifício mas principalmente a Igreja instituição e a Igreja Povo de Deus.
O Senhor Padre referiu ainda na homilia a abertura das atividades do novo Ano Pastoral, que teve lugar em Beja e no qual participaram 2 membros da nossa Paróquia, nela o Senhor Bispo colocou a tónica para as nossas atividades sobre o lema do nosso Ano Pastoral “Tende Fé e Confiança” e convocou também toda a Diocese para o seu 1º Sínodo Diocesano, que tem como lema “ A verdade te libertará”, abriu também a nível Diocesano o ANO DA FÉ, comemorativo dos 50 anos do Concílio Vaticano II e os 20 anos da publicação do catecismo da Igreja Católica.
Após a homilia tivemos a Bênção para as crianças não batizadas, na qual foram acolhidas 2 crianças e foi momento dos pais darem graças a Deus pelo dom dos seus filhos. Nas crianças está o futuro da Igreja e do Mundo, referia o Senhor Padre.
O ofertório teve a participação das crianças da catequese e dos jovens que leram até ao altar vários símbolos: vela, cartaz do Sínodo, cálice e patena e as ofertas da Assembleia.
Após a comunhão o Senhor Padre fez a leitura do decreto da convocação do 1º Sínodo Diocesano.
No final da Eucaristia, a Dona Maria de Lurdes deu o seu testemunho sobre a participação no Dia Diocesano e o Senhor Padre apresentou o projeto da página Web da unidade pastoral de Vila Nova de São Bento, que pretende ser  mais um elo de comunhão entre as quatro comunidades e na tentativa de aproximar mais os jovens da Igreja.
Na tarde deste dia pelas 15 horas, na nossa igreja, teve lugar o ensaio para o concerto Mariano e Missionário, inter-paroquial, que terá lugar no dia 6 de outubro.
No sábado dia 6 de outubro terá lugar a procissão do Nicho de Nossa Senhora para a Igreja de Ficalho, seguida de concerto inter-paroquial. No Domingo dia 7 daremos início à catequese da infância às 16 Horas, seguida de Eucaristia e Procissão, terminando o dia com um conv´vio no salão paroquial.

Paroquia de Vila Nova de São Bento inicia Ano Pastoral



No dia 30 de setembro a Paróquia de Vila Nova de São Bento iniciou, na Eucaristia das 10 Horas, um novo Ano Pastoral.
Na admonição de entrada foi dada a toda a assembleia a tónica da celebração e no início da Eucaristia o Senhor Padre Francisco agradeceu aos elementos da direção Diocesana do Movimento da Mensagem de Fátima que se deslocaram à nossa Paróquia para participar na tomada de posse da nova direção do MMF paroquial.
Na homilia da Eucaristia o Senhor Padre destacou a importância da Palavra de Deus, na vida da Igreja e a interpelação que a mesma nos coloca, como dizia Moisés na 1ª leitura  “Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor infundisse o seu Espírito sobre eles”. Somos convidados a caminhar na unidade, a deixar rivalidades e ciúmes que possa existir e acolher o Espírito de Deus que sobre onde quer, quando quer e sobre quem quer, temos de saber acolher e reconhecer que também nos outros pode estar esta semente do Espírito.
Na homilia o Senhor Padre referiu ainda a participação da Paróquia no dia Diocesano, no qual o Senhor Bispo convocou solenemente o Sínodo Diocesano e abriu o Ano da Fé,  justificando esta antecipação, em relação a Roma, que só o inaugura a 11 de outubro, pelo facto de termos uma Diocese bastante dispersa e onde os destinatários são quase sempre os mesmo, assim numa linha de conjugação de esforços, partilha de recursos e poupança económica, resolveu o Senhor Bispo juntar o Dia Diocesano e o início do Ano da Fé.
A terminar a homilia o Senhor Padre apresentou o modelo de Maria, como aquela que soube acolher, a Palavra de Deus e os outros na sua vida e por isso ela é modelo de vida para nós, que os membros da nova direção do MMF e a comunidade em geral queiram imitar Maria, na disponibilidade para Deus e para os outros.
Após a Homilia teve lugar a tomada de posse da nova direção do MMF, que após a leitura do compromisso assinaram a documento de posse.
O ofertório teve a participação de vários membros da comunidade, manifestando assim a sua riqueza, que leram até ao altar vários símbolos: vela, cartaz do Sínodo, cálice e patena e as ofertas da Assembleia.
Após a comunhão o Senhor Padre fez a leitura do decreto da convocação do 1º Sínodo Diocesano.
No final da Eucaristia o Senhor Padre apresentou o projeto da página Web da unidade pastoral de Vila Nova de São Bento, mais um elo de comunhão entre as quatro comunidades e na tentativa de aproximar mais os jovens da Igreja.
Após a Eucaristia teve lugar um momento de convívio no Centro pastoral São Bento para acolher os novos membros da direção do MMF.

sábado, 29 de setembro de 2012

Paróquias de Vila Nova de São Bento, Vila Verde de Ficalho, Sobral da Adiça e Comunidade de A-do-Pinto participam no Dia Diocesano

Hoje dia 29 de setembro de 2012, Festa dos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael, teve início em Beja, o nosso Ano Pastoral tendo como lema "Tende Fé", inspirado no Ano da Fé que terá lugar de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013, recordando e celebrando o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e o 20º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica, que é um dos mais belos frutos do Vaticano II.
Neste encontro convocado pelo nosso Bispo, estiveram presentes as 4 comunidades, assim representadas: Vila Nova de São Bento 14 pessoas, Vila Verde de Ficalho 2 pessoas, Sobral da Adiça 3 pessoas e A-do-Pinto 2 pessoas, acompanhadas pelo Pe. Francisco, pároco destas comunidades.
O dia teve início com a Oração de Laudes, pelas 10 horas, seguido de apresentação por Arciprestados. Após esta apresentação tivemos um tempo de formação sobre o tema " Fé e Missão" - dimensão profética, seguido de uma pausa para convívio e depois foi a apresentação do programa Pastoral para o ano 2012-2013.
Após o almoço partilhado, o Padre Francisco e a Joana Valente participaram na reunião da Pastoral Juvenil, para programação do Ano Pastoral, enquanto o restante grupo esteve no encontro geral, com um espaço de animação musical.
Ao terminar o dia, e antes da Eucaristia, o Senhor Bispo, que neste dia completava 16 anos de ordenação Episcopal, apresentou em linhas gerais, o Sínodo Diocesano.
O dia terminou com a celebração da Santa Missa, onde foi convocado solenemente o Sínodo Diocesano, com o "Decreto de convocação do 1º Sínodo Diocesano", que foi motivo de ovação geral.

Votos de um bom Ano Pasroral para todos.

sábado, 22 de setembro de 2012

Convivio da Perregrinação a Itália

No próximo dia 6 vamos realizar o convívio entre os paroquianos que participaram na peregrinação a Itália.
O encontro faz parte:
10.45H - Acolhimento na igreja de São Francisco - Vila Nova de São Bento
11.00H - Celebração da Eucaristia
12.00H - Partida para Belmeque
13.00H - Almoço, durante o almoço temos a visualização de um filme sobre a nossa peregrinação.

Encerramento dos 150 anos da Dedicação da igreja de São Jorge de Vila Verde de Ficalho

De 28 de setembro a 7 de outubro, a Paróquia de Vila Verde de Ficalho encerra as comemerações do aniversdário da Dedicação da sua igreja. Eis o programa:
Encerramento das comemorações do 150º Aniversário da dedicação da Igreja de São Jorge de Vila Verde de Ficalho
Dia 28 (sexta-feira)
19 Horas – Eucaristia com Vésperas da Dedicação da Igreja de São Jorge
21 Horas – Início da Catequese de Adultos
Dia 29 (sábado)
10Horas – Participação nas atividades de início de Ano Pastoral com o nosso Bispo (Beja)

Dia 30(Domingo)
12Horas – Solene Eucaristia aniversaria da Dedicação da Igreja
Dia 3 e dia 5 de outubro
19 Horas – Eucaristia
Dia 6(sábado)
21 Horas – Procissão com a Imagem do Imaculado
Coração de Maria do Nicho para a Igreja de São Jorge
22 Horas – Concerto Mariano e de abertura do Mês
 das Missões

Dia 7 (Domingo)
16.00 Horas - Início da catequese da infância
16.30 Horas – Solene celebração Eucarística,
17.30 Horas – Procissão da Renovação
 da Consagração da freguesia ao Imaculado
 Coração de Maria
19 Horas – Eucaristia

Durante o mês de Outubro o Rosário será as 18.30 Horas, na igreja.



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Peregrinação a Itália, berço da Cristandade



No passado dia 26 de julho um grupo de 33 pessoas das paróquias de Vila Nova de São Bento, Vila Verde de Ficalho, Sobral da Adiça e da comunidade de A-do-Pinto partiu em plena madrugada rumo ao Aeroporto da Portela, em Lisboa. O grupo fervilhava, ao pensar na viagem de avião, mas principalmente pela perspetiva de uma semana em peregrinação por Itália, o berço da Cristandade e a terra onde viveram tantos santos e santas por nós venerados. Em Grândola juntou-se a nós a Catarina, sobrinha do Pe. Francisco, e no aeroporto o grupo ficou completo com dois angolanos, a Judith e o Kiangeben.
Partimos em direção a Veneza onde aterrámos perto da hora de almoço e viajámos de barco até à Praça de São Marços. Esta pequena viagem foi suficiente para admirar a beleza da cidade que surge das águas. Visitámos a deslumbrante Basílica de São Marcos onde se encontra o túmulo do Apóstolo e onde celebrámos Eucaristia. Em seguida visitámos o Palácio dos Doges, antigo palácio onde era governada a cidade e onde eram condenados os criminosos que passavam pela famosa Ponte dos Suspiros a caminho da prisão. Tivemos então algum tempo livre, ao final da tarde, que aproveitámos para um inesquecível passeio de gôndola.
No dia seguinte visitámos Pádua e a sua bela Basílica de Santo António onde rezámos junto ao túmulo do Santo português e celebrámos Eucaristia. Partimos em direção a Florença onde visitámos a Piazza della Signoria onde era governada a cidade, a Igreja da Santa Cruz que guarda os túmulos de Galileu Galilei entre tantos outros. Continuámos a nossa visita a Florença com a Basílica de Santa Maria della Fiore, uma monumental catedral completamente revestida a mármore branco, rosa e verde. Admirámos o Batistério da cidade, fora da Catedral, com uma porta em ouro maciço com cenas do Antigo Testamento. Concluímos a visita na Ponte Velha, uma ponte ladeada de ourivesarias e com uma passagem superior para que a poderosa família Médicis não tivesse que contactar com a população para atravessar a ponte.
No terceiro dia da nossa peregrinação fomos até Assis, cidade natal de São Francisco e de Santa Clara. Rumámos à Porziuncula, a singela capela fora de Assis que São Francisco encontrou em ruínas e, estando aí a rezar num momento de profunda crise interior, falou-lhe Cristo de um cruxifixo bizantino: Francisco, reconstrói a minha Igreja. São Francisco reconstruiu aquela capela como símbolo da igreja material, e fundou a Ordem Franciscana para a reconstrução da Igreja imaterial. Visitámos a igreja construída no local onde era a casa do Santo, e a sua Basílica onde celebrámos Eucaristia. Visitámos também a Basílica de Santa Clara, outra grande Santa de Assis que seguiu os passos de São Francisco. Ao entardecer fizemos, comovidos, o percurso de 3 quilómetros que os franciscanos percorriam de Assis à Porziuncula onde rezá- mos o terço e participámos numa procissão pela paz.
No quarto dia seguimos os passos de São Bento e fomos até Subiaco. Celebrámos Eucaristia no Mosteiro dedicado à irmã gémea de São Bento, Santa Escolástica, e visitámos com grande emoção a gruta onde São Bento viveu durante três anos isolado do mundo. Este foi um dos momentos fortes da Peregrinação. Foi impressionante contemplar a pobreza onde o Santo Padroeiro viveu, num local tão inóspito, tão inacessível… Foram os frades do convento que existia por cima da gruta que o tornaram superior do Convento e que o tentaram envenenar por considerarem a sua Regra muito exigente. Foi nesse local que o corvo tirou o pão a São Bento, salvando-o da morte certa. De seguida fomos até Montecassino para onde São Bento se dirigiu depois deste episódio e onde fundou o seu primeiro convento da Ordem Beneditina. Mais uma vez num sítio muito elevado e isolado, surge um mosteiro magnânimo dentro do qual está a Basílica de São Bento e Santa Escolástica. Dentro da Basílica rezámos junto aos túmulos destes dois santos. Ao entardecer entrámos em Roma, a cidade eterna, ao som do Hino Pontifício: “Ó Roma eterna, dos mártires, dos santos!”
No quinto dia começámos por visitar a Basílica de Santa Maria Maior e a Escada Santa, trazida do palácio de Pôncio Pilatos onde Jesus foi condenado. Fomos à Basílica de São João de Latrão, a primeira basílica da Cristandade, seguida da Piazza Navona. Fomos à Igreja de Santo António dos Portugueses onde celebrámos Eucaristia. Deitámos a moedinha na Fontana di Trevi, passámos pela Piazza de Espanha e subimos a escadaria da Trinitá dei Monte.
No sexto dia viajámos no tempo, até à Roma Antiga. Visitámos o Coliseu, o Arco de Constantino, o Fórum, e vimos inúmeras ruínas de monumentos que testemunharam o poder do Império Romano. Chegámos então a um dos locais mais importantes do mundo. Passámos a fronteira e entrámos no Vaticano. Como diria o Pe. Francisco, estávamos em casa. Visitámos algumas galerias do Museu do Vaticano e essa visita culminou na lendária capela Sistina, repleta de pinturas magníficas, onde são eleitos os Papas, sucessores de Pedro. Percorremos a Basílica de São Pedro e fomos até ao túmulo do Apóstolo. “Tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16, 18). E assim foi. Por cima do túmulo do Apóstolo foi construída a maior Basílica do mundo. Nesta Igreja grandiosa sentimo-nos tão pequenos… Junto ao túmulo de São Pedro professámos a nossa fé e a fé da Igreja fundada sobre Pedro, no início do ano da Fé (2012/2013). Terminámos a visita à Basílica rezando perto do túmulo do Beato João Paulo II. Terminámos este dia na Praça de São Pedro, essa magnífica Praça que liga o Vaticano à Cidade Eterna.
No sétimo e último dia da Peregrinação acordámos muito cedo para irmos até Castelgandolfo, a residência de Verão de Sua Santidade, o Papa. Chegámos perto das 8 horas e conseguimos ficar perto do local onde iria decorrer a Audiência Papal que se iniciou às 10h30. Ouvimos, emocionados, um Padre indicar que assistiam à Audiência peregrinos da Paróquia de Vila Nova de São Bento, Beja. Foi imensa a emoção de ver o Papa tão perto de nós, de o ouvirmos falar em português, de recebermos a sua bênção, para nós e para aqueles que amamos… Depois deste momento inesquecível e de grande comunhão e unidade com a Igreja Católica Apostólica Romana da qual fazemos parte, fomos até à Basílica de São Sebastião onde visitámos as catacumbas onde eram sepultados mártires cristãos mortos em Roma mas também cidadãos anónimos. Na Basílica de São Sebastião venerámo-lo no seu túmulo e celebrámos Eucaristia. Seguimos para a Basílica de São Paulo fora de Muros onde se encontra o túmulo de São Paulo. Depois desta belíssima Basílica dirigimo-nos ao Aeroporto de Leonardo Da Vinci, em Roma, e partimos de volta a nossas casas, muito mais ricos do que fomos. Esta peregrinação foi muito importante para todos aqueles que nela participaram. Voltámos diferentes, com a fé fortalecida pelo exemplo dos Santos e pelos locais onde peregrinámos, pelas dificuldades próprias do peregrinar e pela graça de sentir que Jesus caminhava connosco.

Teresa Romeiro Valente
Maria Cristina Barroso
Joana Romeiro Valente