segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Homilia do Papa Francisco, no encontro com os catequistas

1 . “Ai dos despreocupados de Sião e daqueles que se consideram tranquilos, ... deitados em leitos de marfim” (Am 6,1.4 ), comem, bebem, cantam, se divertem e não se preocupam com os problemas das outras pessoas.
Estas palavras do profeta Amós são duras, mas chamam a atenção sobre um perigo que todos nós corremos. O que é que este mensageiro de Deus denuncia, o que é que coloca diante dos olhos de seus contemporâneos e até mesmo diante de nossos olhos hoje? O risco do conforto, da comodidade, da mundanidade na vida e no coração, de colocar no centro da nossa vida o nosso bem-estar. É a mesma experiência do rico do Evangelho, que vestia roupas de luxo e todos os dias se dava abundantes banquetes; isto era importante para ele. E o pobre que estava à sua porta e não tinha nada para matar a fome? Não era problema dele, não lhe dizia respeito. Se as coisas, o dinheiro, a mundanidade se tornam o centro da vida, elas nos prendem, nos possuem e nós perdemos a nossa própria identidade de homens: olhem bem, o rico do Evangelho não tem nome, é simplesmente “um rico”. As coisas, o que possui, são o seu rosto, não tem outros.
Mas tentemos perguntar-nos: por que é que isso acontece? Como é possível que os homens, talvez também nós, caiamos no perigo de encerrar-nos, de colocar a nossa segurança nas coisas, que no final das contas nos roubam o rosto, o nosso rosto humano? Isso acontece quando perdemos a memória de Deus. " Ai dos despreocupados de Sião", dizia o profeta. Se não há memória de Deus, tudo fica nivelado, tudo vai para o ego, para o meu bem-estar. A vida, o mundo, os outros, perdem a consistência, não contam para nada, tudo se reduz a uma única dimensão: o ter. Se perdemos a memória de Deus, até nós mesmos perdemos consistência, até nós nos esvaziamos, perdemos o nosso rosto como o rico do Evangelho! Quem corre atrás do nada torna-se ele mesmo um nada – diz outro grande profeta, Jeremias (cf. Jer 2,5 ) . Nós somos feitos à imagem e semelhança de Deus, não à imagem e semelhança das coisas, dos ídolos!
2 . Agora, olhando para vocês, me pergunto: quem é o catequista? É aquele que protege e nutre a memória de Deus; a guarda em si mesmo e sabe despertá-la nos outros. É bonito isso: fazer memória de Deus, como Nossa Senhora que, diante da ação maravilhosa de Deus na sua vida, não pensa na honra, no prestígio, nas riquezas, não se fecha em si mesma. Pelo contrário, depois de ter acolhido o anúncio do Anjo e de ter concebido o Filho de Deus, o que faz? Vai, visita à anciã parente Isabel, também grávida, para ajudá-la; e no encontro com ela o seu primeiro ato é a memória do atuar de Deus, da fidelidade de Deus na sua vida, na história do seu povo, na nossa história: “A minha alma engrandece ao Senhor ... pois olhou para a humildade da sua serva... de geração em geração a sua misericórdia " (Lc 1,46.48.50 ) . Maria tem memória de Deus.
Neste cântico de Maria tem também a memória da sua história pessoal, a história de Deus com ela, a sua própria experiência de fé. E assim é para cada um de nós, para cada cristão: a fé contém precisamente a memória da história de Deus conosco, a memória do encontro com Deus, que se move primeiro, que cria e salva, que nos transforma; a fé é memória da sua Palavra que aquece o coração, das suas ações de salvação com que nos dá vida, nos purifica, nos cura, nos alimenta. O catequista é precisamente  um cristão que coloca esta memória ao serviço do anúncio; não para se mostrar, não para falar de si, mas para falar de Deus, do seu amor, da sua fidelidade. Falar e transmitir tudo o que Deus revelou, ou seja, a doutrina na sua totalidade, sem tirar ou acrescentar.
São Paulo aconselha especialmente ao seu discípulo e colaborador Timóteo uma coisa: “lembra-te, lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, que eu anuncio e pelo qual sofro (cf. 2 Tm 2, 8-9). Mas o apóstolo pode dizer isso porque ele se lembrou primeiro de Cristo, que o chamou quando era um perseguidor dos cristãos, o tocou e transformou com a sua Graça.
O catequista, então, é um cristão que carrega consigo a memória de Deus, se deixa guiar pela memória de Deus em toda a sua vida, e sabe como despertá-la no coração dos outros. Isso é exigente! Compromete toda a vida! O que é o mesmo Catecismo, senão memória de Deus, memória da sua ação na história, do seu ter-se feito próximo em Cristo, presente na sua Palavra, nos Sacramentos, na sua Igreja, no seu amor? Caros catequistas, pergunto-lhes: nós somos memória de Deus? Somos realmente como sentinelas que despertam nos outros a memória de Deus, que aquece o coração?
3. "“Ai dos despreocupados de Sião", diz o profeta. Qual o caminho a ser seguido para não virar pessoas “despreocupadas”, que colocam a sua segurança em si mesmas e nas coisas, mas homens e mulheres da memória de Deus? Na segunda leitura, São Paulo, escrevendo a Timóteo, dá algumas indicações que podem marcar também a trajetória do catequista, o nosso caminho: seguir a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão (cf. 1 Tm 6 , 11) .
O catequista é homem da memória de Deus  se tiver um relacionamento constante, vital com Ele e com os outros; se for homem de fé, que confia realmente em Deus e coloca Nele a sua segurança; se for homem de caridade, de amor, que vê a todos como irmãos; se for homem de “hypomoné”, de paciência, de perseverança, que sabe lidar com as dificuldades, provações, fracassos, com serenidade e esperança no Senhor; se for  homem manso, capaz de compreensão e de misericórdia.

Peçamos ao Senhor para sermos todos homens e mulheres que guardem e alimentem a memória de Deus na própria vida e saibam despertá-la no coração dos outros. Amén.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Retiro Anual

Cumprindo aquilo que o Direito Canónico, obriga, o retiro anual, nos dias de 17 a 21 de junho, o Padre Francisco juntou-se ao Diácono José Bravo, que realiza o retiro de preparação para a Ordenação
 que terá lugar no próximo dia 7 de junho, pelas 17 Horas na Sé de Beja.
O retiro está a ter lugar na Casa do Missionários do Verbo Divino em Tortosendo.
Rezamos, descansamos e contemplamos as maravilhas de Deus, na obra da Criação.
Imaginem que há neve na serra da Estrela (Torre) a dois dias do início do Verão.
O retiro está a ser pregado pelo Pe. Valente de Almodôvar.
Eis algumas fotos.




sexta-feira, 26 de abril de 2013

Programa Religioso da Festa das Santas Cruzes (Vila Nova de São Bento) e da Festa de Nossa Senhora de Fátima de A-do-Pinto


Projeto + próximo

Teve lugar no dia 20 de abril a primeira sessão da formação promovida pela Cáritas sobre a ação social na Paróquia. Nela participaram membro da Paróquias de Vila Nova de São Bento, Vila Verde de Ficalho e da Comunidade de A-do-Pinto.
A coordenação da formação este à responsabilidade da Cáritas Diocesana e dos responsáveis por este projeto.   O formador foi o Senhor Cónego domingos que falou sobre o serviço da caridade e o seu relacionamento com a liturgia e o anuncio do Evangelho.
O nosso agradecimento à equipa da Cáritas e do Projeto+ próximo
Eis algumas fotos




terça-feira, 16 de abril de 2013

Vigília Pascal

No passado dia 30 de março, sábado Santo, teve lugar a Vigília Pascal em Vila Nova de São Bento, onde se reuniram membros das 4 comunidades que estão confiadas ao Sr. Padre Francisco. Nela foram Batizads 5 crianças do 3 ano de catequese.



quinta-feira, 4 de abril de 2013

Acampamento do Agrupamento 9094 do CNE- Vila Nova de S. Bento



 Nos dias  26 e 27 de março os escuteiros que completaram ou completam 14 anos este ano realizaram uma atividade sob o tema Pegada Azul.
 Esta atividade iniciou-se com um raid seguindo-se de acampamento, onde se realizaram diferentes ateliers: essencialmente de construção de abrigos e técnicas de sobrevivência.
 O Padre Francisco juntou-se ao grupo no almoço do segundo dia de acampamento, partilhando uma refeição confecionada pelos elementos responsáveis pela cozinha.
 Foram dois dias muito cansativos mas, muito interessantes e motivantes, pois acrescentaram muitos conhecimentos e novas experiências para todos que participaram nas atividades.
 Esperamos repetir nos próximos tempos. 


terça-feira, 12 de março de 2013

Paróquia de Vila Verde de Ficalho reza pela eleição do Próximo Papa


No passado dia 10 de março, na Paróquia de Vila Verde de Ficalho,pelas 18 horas, organizado pelo MMF desta Paroquia tivemos uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento tendo como intenção especial a oração pelos Senhores Cardeais que a partir de dia 12 se reúnem em conclave para escolher o próximo sucessor de Pedro, rezamos também por aquele que ainda não sabemos quem é, mas que ficará a frente da nossa Igreja.






segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Homenagem ao Papa Bento XVI

Na Eucaristia de dia 24 de fevereiro, nas Paroquias confiadas ao Pe. Francisco, agradeceu-se o Dom do Pontificado do Papa Bento XVI.
O tema esteve presente na homilia e na oração dos fiéis.



Formação para coordenadores e redactores de grupos sínodais paroquiais

Teve lugar no dia 22 de fevereiro em Moura, o encontro para coordenadores e relatores dos grupos de reflexão paroquiais do sínodo Diocesano. O encontro foi orientado pelo Sr. Cónego Domingos, estiveram presentes membros das várias paróquias do Arciptrestado de Moura.
Das paróquias confiadas ao Pe. Francisco , estiveram presentes 13 pessoas. Nestas paróquias serão formados 5 grupos, num total de cerca de 60 pessoas a participar nesta reflexão.
Eis a nossa foto de grupo.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Missa do 1º Aniversário do falecimento do Sr. Dom Manuel Falcão, Bispo Emérito de Beja

Terá lugar no próximo dia 24 de fevereiro pelas 18 Horas na Sé de Beja a Eucaristia de sufrágio e ação de graças, no 1º aniversário do falecimento do Sr. Dom Manuel Falcão.


Dom António Vitalino anuncia " Vou pedir ao Papa um Bispo Coadjutor

No final da Missa do I Domingo da Quaresma, o nosso Bispo comunicou aos fiéis, na Sé de Beja, que está a ponderar pedir à Santa Sé um Bispo Coadjutor, com direito de sucessão.
O objetivo é que este bispo o possa ajudar nas tarefas pastorais, de um modo especial o Sínodo Diocesano, e que este o suceda quando o Sr. Dom António completar os 75 anos.
Segundo o jornal da nossa Diocese "Notícias de Beja", espera-se que a nomeação decorra ainda durante este ano.


Sacramento da Unção dos Doentes

No dia 11 de fevereiro dia de Nossa Sra. de lourdes e dia Mundial do Doente o Padre Francisco acompanhado pela ministra extraordinária da Comunhão, Dona Francisca Madeira e pela Dona Fátima Secretária do Lar de São Bento, ministrou o Sacramento da Unção dos doentes a 3 utentes do Lar que se encontram acamados e a uma utente do Apoio Domiciliário. As famílias foram contactadas previamente e derão o consentimento para que os seus familiares recebessem o Sacramento.




1º Escrutínio de preparação para o Batismo

No dia 17 de fevereiro, I Domingo da Quaresma, realizou.-se na Paróquia de Vila Nova de São Bento e na Paróquia do sobral da Adiça o 1º Escrutínio de preparação para o Batismo, pois no Tempo da Quaresma realizam-se os ritos referentes à preparação imediata para este Sacramento.
Em Vila Nova de São Bento foram cinco as crianças do 3º Ano de catequese a realizar este passo tão importante na sua caminhada e no Sobral foi o jovem Manuel a dar este passo na sua caminhada rumo ao Batismo.
Em Vila Nova de São Bento os Batismos serão na Vigília Pascal, com a 1ª Comunhão no Domingo de Páscoa, no Sobral o Batismo terá lugar no Domingo de Páscoa juntamente com a 1ª Comunhão do Manuel e da jovem Vanessa.




Parabéns a todos.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Projeto + Próximo

No passado dia 27 de janeiro a Irmã Beatriz e a Dona Quinita vieram apresentar nas Paróquias de Vila Nova de São Bento e Vila Verde de Ficalho o Projeto + Próximo da Cáritas Portuguesa.
A formação terá lugar nos dias 20 e 27 de abril e 11 de maio, tendo com tema ação social paroquial.




sábado, 26 de janeiro de 2013

Agrupamento 9094 CNE – Vila Nova de S. Bento


No dia 12 de Janeiro, o Agrupamento de Escuteiros 9094 de Vila Nova de S. Bento, marcou presença no curso de Guias e Sub-Guias, em Vila Nova da Baronia, conseguindo assim uma maior qualificação dos seus responsáveis de patrulha, que com esta formação conseguiram levar ainda mais conhecimentos e experiências aos seus elementos.
    Este curso teve como objectivos melhorar a dinâmica de relacionamento no seio da hierarquia de comando existente em cada patrulha e do próprio Agrupamento, bem como fornecer mais conhecimentos acerca da metodologia pedagógica, leccionada pelo CNE.
    Este curso baseou-se na temática “Vila Alentejana”, e contou com os trabalhos (fachada de um monte alentejano) de cada agrupamento presente no curso, que dinamizaram o espaço da formação proporcionando um ambiente agradável, com um pouco da terra de cada um.
    O Agrupamento agradece desta forma, a disponibilidade do Sr. Gonçalo S.Paiva e Pona para transportar  os participantes ao curso, demonstrando-se assim mais uma vez a importância do envolvimento  de todos neste projecto escutista.


                                                                                O Chefe da IIª Secção:
                                                                   José António Cavaco Guerreiro Milho



sábado, 5 de janeiro de 2013

Cante dos Reis na Paróquia de Vila Nova de São Bento

Na noite de 5 de janeiro de 2013, noite de Reis, a igreja de Vila Nova de São Bento encheu-se para ouvir cantar as modas deste tempo de Natal, "o Menino está na Neve", "Quais são os 3 cavalheiros", "As Janeiras" e "Boas Festas".
Contamos com a participação dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo da escola de Vila Nova de São Bento, o Coro Paroquial da nossa Paroquia, do Rancho Etnográfico e Rancho dos Cantadores de Aldeia Nova de São Bento.
Após as várias actuações tivemos um lanchinho no Centro Pastoral São Bento.
O Padre Francisco agradece a todos a colaboração e deseja a todos continuação de Santas festas e Bom Ano de 2013, cheios das Bênçãos de Deus.
Coro Paroquial
Rancho Etnográfico
Rancho dos Cantadores de Aldeia Nova de São Bento
Alunos do 1º Ciclo de Vila Nova de São Bento como Professor de Cante alentejano Pedro Mestre


Aspecto da Assembleia