segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Peregrinação a Fátima

NO dia 20 de outubro o Grupo da Imaculada participou na peregrinação internacional do referido grupo.
Nela participaram 38 pessoas da nossa paróquia.
A partida foi às 5.30 da manhã, após a oração para pedir ao Pai do Céu e a Nossa Senhora uma boa viagem, para nós e para todos os que se encontravam em viagem, tivemos oportunidade de continuar o descanso da noite que tinha sido interrompido.
Por volta das 7.30 fizemos a pausa para o pequeno almoço em Montemor-o-Novo. Quando estamos a regressar ao autocarro para seguir viagem chegou a notícia do falecimento da Dona Maria, membro da nossa comunidade paroquial.
Quando chegamos ao autocarro rezamos oração de Laudes, na qual rezamos pela Dona Maria, pedindo ao Senhor que lhe concedesse o Eterno descanso.
Prestes a chegar a Fátima, rezamos o Rosário, que terminou mesmo às portas do Santuário. Chegado ao Santuário passamos rapidamente pela Capelinha das Aparições e dirigimo-nos para a Basílica da Santíssima Trindade onde foi celebrada a Eucaristia. Porque era o 3º sábado do mês, a celebração tinha como momento especial, a bênção das crianças, onde o modelo dos pastorinhos Francisco e Jacinta lhes foi apresentado, foram muitas as crianças que participaram neste belo momento.
Após o almoço retoma-mos os trabalhos pelas 14 horas, no Centro Pastoral Paulo VI, onde foi recitado o Rosário e tivemos a tarde de formação sobre as Aparições do Anjo em Fátima.
Pelas 17 horas terminamos os trabalhos e pelas 17.30 horas encetamos a viagem de regresso. Despedimo-nos de  Fátima canto o" Adeus de Fátima".
Durante a viagem de regresso, rezamos a oração de Vésperas e cantamos alguns cânticos marianos e já pela noite dentro tivemos umas canções um pouco mais populares, tanto do nosso Alentejo com do resto do País.
Pelas 22.30 horas, chegamos a Vila Nova ao som do Cântico "São Bento de Vila Nova".
Eis um pequeno vídeo da nossa peregrinação.




terça-feira, 16 de outubro de 2012

Jovens animam Eucaristia no Sobral da Adiça

No início do novo ano pastoral, as jovens que participam no grupo de catequese de adultos da Paróquia do Sobral, apresentaram um projeto para animação da Eucaristia da Paróquia.
No dia 7 pela primeira vez, animaram a Eucaristia, foi motivo de alegria para todos, que aplaudiram de pé esta iniciativa.
A grande impulsionadora desta iniciativa e a Inês Limpo, que com a sua bela voz e na companhia da sua viola, tem dado uma nova alegria à nossa Eucaristia. Bem Haja.





sábado, 13 de outubro de 2012

12 de outubro no Sobral

No dia 12 de outubro, pelas 21 Horas, teve lugar a Procissão de velas do mês de outubro, mês do Rosário. Foram muitos aqueles que se uniram neste momento de louvor a Jesus, através de sua mãe Maria Santíssima.
As procissões são o momento alto da nossa comunidade. Embora semanalmente sejam poucos os que celebram a fé  na  nossa igreja, nas procissões muitos são aqueles que saem à rua, para participar na procissão ou só para a ver passar.
Ele são homens e mulheres, crianças, jovens, casais, idosos, em fim uma grande riqueza.
No final da Procissão o Senhor Padre destacou esta pluralidade da comunidade e reforçou o desejo de dar início à catequese para a infância, há 3 anos que por falta de crianças inscritas não temos catequese para crianças.
No próximo dia 14 de maio, faremos uma nova tentativa. Iniciaremos à catequese às 16 Horas, algumas crianças já mostraram interesse em frequentar, vamos concretizar esta ideia.
Muito obrigado a todos aqueles que colaboraram na organização da procissão, em particular aos membros da paróquia, à GNR do Sobral da Adiça e a todos os que transportaram o andor.








quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Paróquia de Vila Nova de São Bento inicia Ano da Fé


Dia 11 de outubro, em sintonia com a Igreja Universal, a Paróquia de Vila Nova de São Bento abriu o Ano da Fé.
As celebrações tiveram inicio às 18.15 Horas, com a recitação do Rosário, com a meditação de excertos da Carta Apostólica "Porta da Fé".
Pelas 19 Horas, teve lugar a celebração da Eucaristia, a animação litúrgica esteve a cargo do Coro Paroquial e o Coro infantil, orientados pela sua maestrina Joana Valente.
No início da celebração recordando o nosso Batismo fomos aspergidos com água Benta.
Após a escutada da Palavra de Deus, o Padre Francisco referiu a importância deste momento para a vida da Igreja e citou excertos da homilia do Papa Bento XVI na celebração Eucarística de abertura do Ano da Fé .
A Profissão de Fé, foi feita em forma de perguntas e respostas, como no dia do nosso Batismo a que o coro respondeu: "creio, creio, creio", depois de termos acendido algumas velas no Círio Pascal.
No ofertório as crianças da catequese levaram ao altar vários símbolos: vela, Bíblia, Imagem de Nossa Senhora, Cruz, Catecismo da Igreja Católica, Vaticano II, cartaz do Ano da Fé e a patena e as galhetas.
No final da Eucaristia o Senhor Padre desejou a todos uma ótima vivência do Ano da Fé.
No final do dia teve lugar o grupo de catequese de adultos, cujo o tema foi "O que é a Fé?".
















sábado, 6 de outubro de 2012

Renovação da Consagração da Freguesia de Vila Verde de Ficalho ao Imaculado Coração de Maria

No dia 6 de outubro pelas 21 Horas realizou-se o 1º momento da Renovação da Consagração da Freguesia de Vila Verde de Ficalho ao Imaculado Coração de Maria, a procissão que conduziu a imagem do Imaculado Coração de Maria, por algumas ruas da nossa terra, até a igreja de São Jorge.
Após a Procissão teve lugar o concerto Mariano e Missionário, com o coro inter-paroquial, com membros das Paróquias de Vila Nova de São Bento, Vila Verde de Ficalho e Comunidade de A-do-Pinto.
Este concerto contou também com uma encenação preparada pela Prof Joana e representada por um grupo de escuteiros de Vila Nova.
Um agradecimento a todos os que colaboração na organização deste 1º dia da Renovação.


Convívio dos participantes na Peregrinação a Itália

No dia 6 de outubro teve lugar o convívio dos participantes na Peregrinação a Itália, que teve lugar entre os dia 25 de julho e 1 de agosto.
O convívio teve a participação dos membros das 4 comunidades e teve início com a celebração da Eucaristia na igreja de São Francisco em Vila Nova de São Bento, na homilia o Padre Francisco falou da alegria de estar juntos e da grande Graça que foi este peregrinar pelas terras dos Berço da Cristandade, mas salientou o que nos dizia o Evangelho deste dia, o mais importante é que os nossos nomes estejam inscritos no céu.
Após a Eucaristia partimos para Belmeque, onde tivemos o almoço no monte do Sr. Monge e da Dona Bárbara, a quem muito agradecemos.
O Senhor João Artur (o cozinheiro de serviço), não quis que nos faltasse nada, nem a massa, massa com massa foi a entrada, depois dos aperitivos, servidos ao ar livre. Com os salgadinhos que cada um pode partilhar.
Após o lauto repasto e a partilha inerente as estes encontros, foi ocasião de partilha de fotos e visualização de vários filmes que os participantes na peregrinação elaboraram.
Foi um óptimo, momento  de encontro de Fé e de amizade.
Bem haja a todos!!!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sobral da Adiça celebra Batismo de jovem de 83 anos no início do novo Ano Pastoral


Tiveram início no passado dia 30 de Setembro, as atividades de abertura do novo Ano Pastoral, neste mesmo dia recebeu a Sacramento do Batismo a Dona Alexandrina, uma jovem de 83    anos e que tinha o grande desejo de receber o Batismo, foi acompanhada durante algum tempo por 2 membros da nossa comunidade paroquial, e lhe foram falando sobre a Fé, sobre Jesus Cristo e a Igreja.
Aproveitamos o facto de estar cá uma das suas filhas, que se encontra no estrageiro e o início de Ano Pastoral marcado pelo tema da Fé, pois vamos entrar no dia 11 de outubro no Ano da Fé, para celebrarmos este grande acontecimento.
Na homilia o Senhor Padre referiu a força de vontade e o desejo de receber o Batismo que encontrou na pessoa da Dona Alexandrina, destacando que o Batismo não é uma porta que se fecha, mas antes é como Diz o Papa Bento XVI, “A Porta da Fé que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma. Atravessar esta porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. Este caminho tem início no Baptismo (cf. Rm 6, 4), pelo qual podemos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna, fruto da ressurreição do Senhor Jesus, que, com o dom do Espírito Santo, quis fazer participantes da sua própria glória quantos crêem n’Ele (cf. Jo 17, 22).
Foi com grande emoção, que após a homilia e a profissão de Fé, feita pela Dona Alexandrina e por toda a Comunidade Paroquial, a Dona Alexandrina recebeu o Sacramento do Batismo, acompanhada por muitos membros da sua família e pela nossa comunidade paroquial.
Após a comunhão o Senhor Padre fez a leitura do decreto da convocação do 1º Sínodo Diocesano, feita pelo Senhor Bispo no dia 29 em Beja.
No final da Eucaristia, o Senhor Padre foi agradavelmente surpreendido pelas nossas jovens que participam no grupo de catequese de adultos, que mostraram disponibilidade e interesse e colaborar mais ativamente na vida da Paróquia de um modo especial, na animação litúrgica.
O início da catequese de adultos será dia 3 de outubro.

Novo Ano Pastoral em Vila Verde de Ficalho


No dia 30 de Setembro, no contexto das celebrações do encerramento dos 150 anos da dedicação da igreja de São Jorge e do início de um novo ano pastoral teve lugar a Eucaristia celebrativa destes acontecimentos.
A missa celebrada, foi a da dedicação de uma igreja e na homilia o Senhor Padre referiu este acontecimento, que marcou a história das gentes desta terra e referiu a importância da igreja na sociedade de hoje, não só a igreja edifício mas principalmente a Igreja instituição e a Igreja Povo de Deus.
O Senhor Padre referiu ainda na homilia a abertura das atividades do novo Ano Pastoral, que teve lugar em Beja e no qual participaram 2 membros da nossa Paróquia, nela o Senhor Bispo colocou a tónica para as nossas atividades sobre o lema do nosso Ano Pastoral “Tende Fé e Confiança” e convocou também toda a Diocese para o seu 1º Sínodo Diocesano, que tem como lema “ A verdade te libertará”, abriu também a nível Diocesano o ANO DA FÉ, comemorativo dos 50 anos do Concílio Vaticano II e os 20 anos da publicação do catecismo da Igreja Católica.
Após a homilia tivemos a Bênção para as crianças não batizadas, na qual foram acolhidas 2 crianças e foi momento dos pais darem graças a Deus pelo dom dos seus filhos. Nas crianças está o futuro da Igreja e do Mundo, referia o Senhor Padre.
O ofertório teve a participação das crianças da catequese e dos jovens que leram até ao altar vários símbolos: vela, cartaz do Sínodo, cálice e patena e as ofertas da Assembleia.
Após a comunhão o Senhor Padre fez a leitura do decreto da convocação do 1º Sínodo Diocesano.
No final da Eucaristia, a Dona Maria de Lurdes deu o seu testemunho sobre a participação no Dia Diocesano e o Senhor Padre apresentou o projeto da página Web da unidade pastoral de Vila Nova de São Bento, que pretende ser  mais um elo de comunhão entre as quatro comunidades e na tentativa de aproximar mais os jovens da Igreja.
Na tarde deste dia pelas 15 horas, na nossa igreja, teve lugar o ensaio para o concerto Mariano e Missionário, inter-paroquial, que terá lugar no dia 6 de outubro.
No sábado dia 6 de outubro terá lugar a procissão do Nicho de Nossa Senhora para a Igreja de Ficalho, seguida de concerto inter-paroquial. No Domingo dia 7 daremos início à catequese da infância às 16 Horas, seguida de Eucaristia e Procissão, terminando o dia com um conv´vio no salão paroquial.

Paroquia de Vila Nova de São Bento inicia Ano Pastoral



No dia 30 de setembro a Paróquia de Vila Nova de São Bento iniciou, na Eucaristia das 10 Horas, um novo Ano Pastoral.
Na admonição de entrada foi dada a toda a assembleia a tónica da celebração e no início da Eucaristia o Senhor Padre Francisco agradeceu aos elementos da direção Diocesana do Movimento da Mensagem de Fátima que se deslocaram à nossa Paróquia para participar na tomada de posse da nova direção do MMF paroquial.
Na homilia da Eucaristia o Senhor Padre destacou a importância da Palavra de Deus, na vida da Igreja e a interpelação que a mesma nos coloca, como dizia Moisés na 1ª leitura  “Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor infundisse o seu Espírito sobre eles”. Somos convidados a caminhar na unidade, a deixar rivalidades e ciúmes que possa existir e acolher o Espírito de Deus que sobre onde quer, quando quer e sobre quem quer, temos de saber acolher e reconhecer que também nos outros pode estar esta semente do Espírito.
Na homilia o Senhor Padre referiu ainda a participação da Paróquia no dia Diocesano, no qual o Senhor Bispo convocou solenemente o Sínodo Diocesano e abriu o Ano da Fé,  justificando esta antecipação, em relação a Roma, que só o inaugura a 11 de outubro, pelo facto de termos uma Diocese bastante dispersa e onde os destinatários são quase sempre os mesmo, assim numa linha de conjugação de esforços, partilha de recursos e poupança económica, resolveu o Senhor Bispo juntar o Dia Diocesano e o início do Ano da Fé.
A terminar a homilia o Senhor Padre apresentou o modelo de Maria, como aquela que soube acolher, a Palavra de Deus e os outros na sua vida e por isso ela é modelo de vida para nós, que os membros da nova direção do MMF e a comunidade em geral queiram imitar Maria, na disponibilidade para Deus e para os outros.
Após a Homilia teve lugar a tomada de posse da nova direção do MMF, que após a leitura do compromisso assinaram a documento de posse.
O ofertório teve a participação de vários membros da comunidade, manifestando assim a sua riqueza, que leram até ao altar vários símbolos: vela, cartaz do Sínodo, cálice e patena e as ofertas da Assembleia.
Após a comunhão o Senhor Padre fez a leitura do decreto da convocação do 1º Sínodo Diocesano.
No final da Eucaristia o Senhor Padre apresentou o projeto da página Web da unidade pastoral de Vila Nova de São Bento, mais um elo de comunhão entre as quatro comunidades e na tentativa de aproximar mais os jovens da Igreja.
Após a Eucaristia teve lugar um momento de convívio no Centro pastoral São Bento para acolher os novos membros da direção do MMF.